Essa é uma pergunta muito comum para as pessoas que estão querendo começar a investir, eu mesmo no ano passado passei por isso, comecei investir por volta de março de 2020, em pleno início da pandemia, como vocês já sabem, tinha tudo para ser um sucesso né? Tudo estava em queda, bolsa de valor despencando, todas as ações “baratas”, mas infelizmente não foi isso que aconteceu comigo, não cheguei a perder dinheiro, mas deixei de ganhar muito!
Então aqui eu vou te falar onde você deve começar a investir! E para te surpreender, o seu primeiro investimento não deve ser em nada que não seja algo diferente de um livro ou um curso sobre o assunto! É isso mesmo que você está lendo, investir é uma tarefa que requer um certo conhecimento e começar sem saber nada é um tiro no pé, você precisa se capacitar pelo menos o mínimo possível para comprar seus primeiros ativos nas corretoras.
Mas fique tranquilo(a), vou dizer aqui por onde você deve começar a estudar, para que não pule etapas e vá cair direto na renda variável, a qual seria a última etapa desse processo. Vamos lá a algumas indicações para você:
1. Leia um livro
O livro que irei te indicar para começar a ler é um bem simples, o nome dele é “Do Mil ao Milhão, sem cortar o cafezinho“, do autor Thiago Nigro. Provável que você que está lendo esse artigo já tenha ouvido falar desse livro, mas é uma indicação muito válida, inclusive eu já li e indico muito.
Ele trás diversos conceitos básicos que você deve aprender antes de começar a investir, e é disso que estou falando nesse artigo, você precisa aprender os princípios básicos dos investimentos e esse livro irá te apresentar tudo que precisa ver!
Ele é um livro bem barato que entrega um valor bem acima do que você irá pagar, na Amazon está por R$ 16,42 (quando esse artigo foi escrito), muito barato. Se quiser comprar, basta clicar AQUI.
2. Consuma vídeos no Youtube
O 2º passo, ou talvez o 1º, é consumir a infinidade de conteúdos gratuitos que existem por aí, não somente no Youtube, mas também em Blogs, E-books, etc.
Te garanto que existem diversos conteúdos de valor espalhados pela internet, basta a gente saber selecionar as pessoas certas para a gente seguir e acompanhar. Para isso, irei deixar algumas indicações de canais no YouTube que você deveria seguir:
Clica em qualquer um desses canais e vai lá assistir um vídeo deles!
3. Compre um curso
Esse é o último passo, mas eu diria que é um dos mais importantes! E vou te justificar aqui! Um curso online é muito indicado para as pessoas que querem consumir algo a mais do que está gratuito na internet, além disso, existem 2 pontos bem importantes que eu sempre gosto de valorizar.
Primeiro, o curso tem uma ordem cronológica que seus conteúdos são apresentados, enquanto os gratuitos são “jogados” por aí na internet.
Segundo e último, os cursos te dão acesso a muitas outras coisas que você não tem no gratuito, como por exemplo: planilhas, acesso a comunidades de investidores, network, outros cursos que os criadores dão de graça para seus clientes, etc.
Isso já dá para justificar né?
Bom, então claro que eu não ia deixar de fazer minha indicação aqui. Clicando na imagem ao lado, você será redirecionado a uma página de vendas do curso COMO INVESTIR, lá o Peterson Siqueira irá te mostrar tudo que você precisa saber para começar a investir! Clica na imagem e vai lá conferir.
Para finalizar, eu gostaria que você realmente levasse esses 3 passos a sérios, são etapas que você deve passar para começar a investir, mas não fique apenas na teoria, parta para a prática o quanto antes!
Terminou de ler um capitulo do livro, já vai lá e coloca em prática, terminou de ver um vídeo de renda fixa, vai lá e aplica, terminou de ver uma videoaula sobre ações, vai lá e compre sua primeira ação! É só assim que você irá aprender, pois saiba que a teoria é muito diferente da prática, por isso é muito importante colocar tudo em ação.
Deixo aqui embaixo meu E-BOOK GRATUITO sobre alguns assuntos que acho interessante você saber antes de começar a investir, é gratuito poxa, no mínimo vale a leitura, rs.